Pinus Autoclavado: O que é e para que serve?

Super Obra
Super Obra

Casas de madeira pré-fabricadas!

COMPARTILHE!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
pinus autoclavado

Você ouviu falar sobre pinus autoclavado e quer saber mais detalhes sobre o que é?

Neste post nós vamos falar desse tipo de produto onde ele pode ser aplicado e todas as vantagens desse processo!

Madeira de pinus autoclavado: o que é?

o que é pinus autoclavado

O pinus autoclavado é um estilo de madeira bastante procurado e cada vez mais usado no Brasil.

Nos Estados Unidos ele já é bastante popular porque a madeira é de reflorestamento e é uma opção leve, barata e multifuncional para a construção civil.

A madeira do pinus autoclavado é eco-friendly, que de acordo com conteúdo do site Pensamento Verde, é um termo conhecido como amigável ao meio ambiente e se refere a produtos, serviços, diretrizes políticas e atitudes que têm o objetivo de causar o menor dano possível à natureza.

Tratando-se de economia, se você optar por este tipo de material, pensando em algo mais rústico, você terá uma redução de 40% em relação às outras madeiras.

Sustentabilidade, qualidade e durabilidade são pontos fortes que devem ser levados em conta na hora de optar por madeiras tratadas e o pinus autoclavado é o material ideal para construções sustentáveis.

Onde usar o pinus autoclavado?

onde usar o pinus autoclavado

São diversas as finalidades do pinus autoclavado, entre elas está a construção de casas de madeira pré fabricadas rústicas, as cercas, decks e assoalhos, ideal para quem busca um estilo de madeira com menos densidade e mais porosidade.

A procura também é grande quando se fala em decoração e paisagismo. O pinus autoclavado proporciona um ótimo isolamento térmico e acústico.

No momento em que precisar escolher materiais para sua construção ou projeto, considere fatores como conforto térmico do ambiente e capacidade de isolamento acústico, questões importantes e que fazem bastante diferença.

Outra opção é usar o pinus autoclavado em construções no sistema Wood Frame, uma estrutura feita por perfis de madeira em conjunto com placas estruturais, fazendo parte de um sistema de construções sustentáveis.

Como ocorre o processo de autoclave na madeira?

autoclave da madeira

A madeira passa por um tratamento que garante durabilidade e resistência e se dá por um sistema de vácuo e pressão.

O tratamento do pinus autoclavado é um processo tecnológico que incorpora mecânica e química, permitindo impregnar profundamente a madeira com produtos inseticidas e fungicidas de ação comprovada.

Desta forma, através do tratamento da madeira em autoclave, a madeira fica protegida contra o apodrecimento, e outros agentes biológicos de deterioração (fungos e insetos).

Antes de ser submetida ao tratamento em autoclave, a madeira passa por um período de secagem natural de aproximadamente 3 meses, até apresentar um grau de umidade compatível.

As etapas do tratamento em autoclave:

  • A madeira preparada para o tratamento é introduzida na autoclave
  • O vácuo inicial retira o ar existente no interior das células da madeira
  • Sob o vácuo a solução de tratamento é transferida para a autoclave
  • Sob alta pressão a solução de tratamento é injetada na madeira até a saturação
  • A pressão é aliviada e a solução excedente retorna ao reservatório
  • O vácuo final retira o excesso de solução da superfície da madeira.
  • Os benefícios do pinus autoclavado
  • Esse tipo de madeira é positivo ao meio ambiente, leve, com ótimo preço e tem perfeita absorção no processo de autoclave.

Como já citado, a madeira é porosa, menos densa e isso faz com que o tratamento autoclavado seja mais eficiente. O produto se torna bastante uniforme pois atinge camadas bem profundas e isso faz com que ele crie mais resistência.

A autoclave permite que a madeira tenha diversos tipos de acabamentos. Este modelo é bastante usado em projetos de engenharia, arquitetura, design e em paisagismo e decorações.

Quando a madeira é tratada, como é o caso do pinus autoclavado, dificilmente ela se deteriora. E é somente através desse processo que as peças são penetradas com profundidade com os diversos produtos que garantem essa conservação.

Outro benefício deste tipo de madeira é que devido ao tratamento pelo qual ele passa, você não terá problemas com os cupins e mesmo após esse processo, a madeira não libera cheiro algum.

Dica: se você quiser conferir dicas de como tratar o pinus, confira nosso conteúdo aqui do blog sobre a Importância e como tratar a madeira de Eucalipto e Pinus em 4 passos!

E então?

Você viu que falamos sobre o que é o pinus autoclavado, onde usar, como é o processo de tratamento da madeira e quais são os benefícios deste tipo de material.

Ele é uma opção muito bacana e sustentável disponível no mercado, contudo é importante que você realmente pesquise antes de comprar. Adquira apenas de empresas certificadas na área de reflorestamento e que realmente realizem este processo da maneira correta.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, escreva nos comentários que iremos responder o mais breve possível!

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados pra você!

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Abrir o WhatsApp
Olá, precisa de ajuda? Estamos online