Quanto custa para construir uma casa?

Super Obra
Super Obra

Casas de madeira pré-fabricadas!

COMPARTILHE!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
quanto custa para construir uma casa

Quanto custa para construir uma casa? Essa é a dúvida de muitas pessoas, já que o sonho da casa própria faz parte da realidade de muitos brasileiros.

Sair do aluguel e ter um lar pra chamar de seu é algo que move muitas pessoas a continuarem poupando para depois desfrutar da vida na casa própria.

O valor de construção de uma casa pode variar muito, de acordo com a sua localização ou o tipo de casa que você deseja construir. Pensando em te ajudar, criamos esse artigo para que você possa entender quanto custa para construir uma casa pra chamar de sua!

No fim do artigo separamos uma dica extra que vai te ajudar a economizar um bom dinheiro! Então não perca!

Por que construir a casa própria?

Existem muitas formas de conquistar o sonho da casa própria. E um dos mais procurados é construí-la de acordo com os seus desejos e expectativas. Antes de falarmos sobre os números referentes a essa decisão, que tal conhecer alguns dos benefícios de construir a própria casa?

Possibilidade de personalização

Ao construir a sua casa será possível personalizá-la do jeito que quiser. Para isso, você pode entrar em contato com um arquiteto ou buscar referências na internet. Pense em quais são as suas necessidades do dia a dia, como é o seu estilo de vida. Assim, defina a quantidade de cômodos, as cores das paredes, os tipos de revestimentos e os modelos de janelas e portas, por exemplo.

Dessa forma, a cozinha tão sonhada será construída, assim como a área de lazer e os outros cômodos. Pense que este será o seu lar para o resto da vida. Então, o construa do jeito que sempre sonhou para que seja um prazer chegar em casa e curtir cada espaço.

Garantia de qualidade

Quando se compra uma casa pronta dificilmente ela vai ser do jeito que sonhamos, porque ela foi construída para a necessidade de outras pessoas, que são diferentes da sua. Além disso, a casa pode apresentar problemas estruturais e depreciação do tempo.

 Assim, conseguimos construir a casa com materiais do nosso gosto e de mais qualidade para que ela resista por muito tempo sem precisar de reforma.

Economia e valorização do bem

A liberdade de escolha dos materiais e os acabamentos podem gerar economia, pois você adquire aqueles que têm um melhor custo-benefício. Além disso, quando se compra uma casa pronta, em seu valor já está incluído a sua valorização. 

Todos esses fatores contribuem para que o valor final diminua e seja mais baixo construir do que comprar uma casa pronta. Aliás, construir sua casa própria pode proporcionar uma economia de até 30% em comparação ao valor de compra de um imóvel pronto.

Outro ponto é que, ao construir sobre um terreno, há a valorização do imóvel. E, se um dia você precisar vender por algum imprevisto, conseguirá um valor melhor.

Aproveitar o ambiente com a família e amigos

Todos os fatores que citamos até agora se tratam apenas das questões materiais, mas há também benefícios afetivos, como proporcionar um lar que ofereça mais qualidade de vida, conforto e com mais espaço para os filhos brincarem. Assim, eles terão boas memórias da casa em que cresceram.

Além disso, é possível construir um espaço de lazer, com churrasqueira e área gourmet para convidar os amigos e família para um churrasco no final de semana. Confraternizar na própria casa e ter espaço adequado para isso proporciona bem-estar e aproxima as pessoas.

Sabemos agora dos principais benefícios, mas você já fez um cálculo do quanto custa construir uma casa? A seguir, veremos quais são os cálculos que precisam ser considerados e um valor aproximado de quanto custará a casa própria.

Quanto custa para construir uma casa?

quanto custa para construir uma casa

A seguir, confira quais os principais cálculos que precisam ser considerados para se conquistar o lar dos sonhos.

Compra do terreno

Além da casa, é preciso pensar que é necessário ter um terreno próprio. A compra do terreno é um passo muito importante, pois é aqui que você escolhe onde morar. É o primeiro passo a ser dado para a sua felicidade e as melhores lembranças do local onde será seu lar.

Uma dica é escolher um terreno em um bairro planejado. Esse espaço, como o próprio nome sugere, tem um planejamento, desde a parte de saneamento básico até o lazer. Um bairro planejado já costuma ter áreas dedicadas para lazer, área de comércio e área residencial. 

Dessa forma, você terá uma vida tranquila na sua casa própria e terá tudo o que mais precisa à disposição. Algo que não pode contar se o terreno estiver localizado em um bairro sem nenhum planejamento e estrutura.

Arquiteto

O ideal seria contratar um arquiteto para auxiliá-lo no planejamento da sua casa. Com base nas necessidades da sua família, ele faz todo o projeto, desde a fundação até os acabamentos. Para isso, normalmente, ele conta com o apoio de um engenheiro civil, pois a parte estrutural deve ser feita por outro profissional. 

Há diferentes formas de um arquiteto cobrar para a realização do projeto. Para esse cálculo ele considera o tamanho do projeto e o grau de dificuldade em fazê-lo. Então, o valor final dependerá desses fatores e também do valor por hora trabalhada do próprio arquiteto. A dica é fazer um orçamento com três profissionais para se ter uma base.

Porém, você também pode definir a planta da casa, bem como os acabamentos, junto do pedreiro ou da empreiteira que for realizar a obra. Isso gera economia, por não precisar contratar um arquiteto.

Materiais para a construção da casa

O valor investido em materiais para a construção varia muito, pois depende de inúmeros fatores, como a qualidade do material, o padrão da casa e o tamanho dela. Abaixo vamos detalhar um pouco sobre os materiais utilizados para construir uma casa de alvenaria:

Fundação

Na fundação é utilizado muito cimento, areia, brita, ferragens e madeira para fazer as caixarias. Por isso, é importante avaliar se é mais econômico comprar o cimento pronto de uma empresa ou comprar o cimento em sacas e prepará-lo em casa.

Nesse cálculo, considere a mão-de-obra utilizada, pois se leva-se muito mais tempo para preparar uma grande quantidade de cimento, mesmo utilizando uma betoneira, do que comprá-lo pronto.

quanto custa para construir uma casa: Estrutura

A estrutura também deve ser levada em consideração ao analisar quanto custa para construir uma casa. Os materiais utilizados para fazer a estrutura da casa não se diferem muito dos que são usados na fundação. Entre os principais materiais para essa parte da casa estão a areia, o cimento, a cal, os tijolos, a armação, as telhas e os materiais elétricos e hidráulicos.

Uma forma de não se ter desperdício de material e, consequentemente, de dinheiro, é comprar o cimento, cal e a areia aos poucos, ou ter um bom lugar de armazenamento para esses materiais. Isso porque, o cimento ao entrar em contato com a umidade começa a endurecer. Já a areia, se estiver exposta ao tempo, pode ser levada pela chuva e pelo vento.

Os tijolos, desde que bem armazenados, podem ser comprados na quantidade que se precisa para fazer toda a casa. Aliás, peça para o pedreiro ou empreiteira calcular a quantidade de materiais que precisam ser comprados para construir a sua casa. Assim, você compra a quantidade certa de material.

A armação, telhas e os materiais elétricos e hidráulicos não precisam ser comprados no início da obra. Deixe para comprá-los perto da sua utilização. Assim, não precisa se preocupar com o armazenamento deles.

Acabamento

O acabamento também deve ser avaliado ao pensar sobre quanto custa para construir uma casa.

No acabamento são incluídos todos os materiais que vão ficar mais aparentes em sua casa, como piso, portas, janelas, torneiras, luminárias, azulejo, móveis para o banheiro e a tinta. 

Sendo assim, quanto mais alta for a qualidade desses itens, menos você vai se preocupar em ter que fazer reparos após a obra. Porém, consequentemente, o valor aumenta proporcional à qualidade do material. O mesmo se dá para os materiais da fundação e estrutura.

Por isso, é preciso colocar primeiro na lista os itens essenciais, como cimento, areia, ferro, tijolos, telhas e outros estruturais. Depois, de acordo com o orçamento que se tem, vá incluindo os revestimentos e acabamentos que se deseja. Se notar que o valor ultrapassa o orçamento, é preciso reduzir os custos, substituindo determinado material por outro de menor valor, mas sem comprometer a qualidade e o visual da casa.

Quanto custa para construir uma casa: Mão-de-obra

Além do material, considerar o valor da mão-de-obra ao analisar quanto custa para construir uma casa construir a casa própria é essencial. Saiba que há quatro formas para contratar os profissionais que irão construir sua casa:

contratar uma construtora

contratar um profissional junto de uma pequena equipe;

o arquiteto ter sua própria equipe de profissionais;

a empresa que cuida do bairro planejado conecta com parceiros.

No caso da construtora, você paga um valor fixo acrescido do valor dos materiais e a própria construtora gerencia a obra. Já quando você contrata um profissional junto com uma pequena equipe, é você quem gerencia a obra.

No caso do arquiteto ter sua própria equipe de profissionais, é ele quem se responsabilizará por gerenciar a obra. E por fim, a empresa que gerencia o bairro planejado, em que você comprou o lote, consegue indicar fornecedores que contam com excelente preço, processo rápido, projetos personalizados e aprovados na prefeitura.

Então, escolha a opção que melhor couber no seu bolso e que é mais conveniente para você e sua família. Saiba que gerenciar uma obra exige tempo e dedicação. Por isso, se você não tem muito tempo livre, prefira a primeira ou a terceira opção.

Quanto custa para construir uma casa e economizar?

casa de madeira pré-fabricada viena

Uma dica para economizar ao construir uma casa é optar por uma casa de madeira pré-fabricada.

Em muitos casos, uma casa de madeira pode ter custos 60% mais baratos do que as casas tradicionais de alvenaria, pois dispensa o uso de cimento, tijolos, tintas, pedreiros, arquitetos e tantos outros detalhes necessários em uma casa de alvenaria.

Além disso ela oferece todo o aconchego passado pela madeira, alta durabilidade e também um excelente isolamento térmico.

Quer saber mais sobre casas de madeira pré-fabricadas? Acesse o site da Super Obra!

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados pra você!

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Abrir o WhatsApp
Olá, precisa de ajuda? Estamos online